quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Fobias


As fobias são medos irracionais profundos e perturbadores que fazem com que a pessoa evite, conscientemente,um objeto,situação ou atividade.
A pessoa sabe que não teria necessidade de sentir esse medo e isso o torna mais perturbador e muitas vezes atrapalha o andamento da vida dela.
Mas a fobia sempre pode ser tratada! A psicologia cognitivo-comportamental possui várias técnicas para exterminar esse medos.
Existem vários tipos de fobia:
Fobia específica: Medo extremo de um objeto e situação que não é ameaçadora. São alguns medos tradicionais como:


  • claustrofobia:medo de espaços fechados;

  • acrofobia: medo de lugares altos;

  • medo de animais: particularmente cães; entre outras

Fobia social: é o medo de ser observado, embaraçado ou humilhado durante a realização de alguma coisa em público. Exemplos : medo de falar em público,de dar aula, fazer uma conferência ,etc. A fobia social não se refere a timidez ou pequenos desconfrtos que todos expermentamos ao realizar essas atividades. trata-se de um medo intenso,tão forte que, às vezes, a pessoa não pode realizar a tarefa temida. a fobia social pode prejudicar muito a vida profissional e social da pessoa, impedindo um pleno aproveitamento da vida.


O mais importante é saber quando seus medos estão o impedindo de ser feliz e de seguir adiante na vida. Quando isso acontece a melhor coisa a fazer é procurar ajuda, existem sempre profissionais muito capacitados que podem, através da terapia, fazer com que esses medos deixem de tomar conta de suas vidas.

Nenhum comentário: